

Artigo de Opinião: Razões pelas quais os Recrutadores não o chamam para uma entrevista de emprego
Chegar até a fase de entrevista num processo de selecção é um objectivo que nem todos conseguem alcançar. Não porque efectivamente não possua competências para ocupar determinada vaga, mas porque o percurso entre vender o seu perfil e fazer com que o mesmo seja visualizado pelos recrutadores, é uma distância que depende muito da forma como procede e se apresenta ao mercado de emprego.
Destacamos algumas razões que eventualmente possam estar a barrar o seu acesso às portas do emprego:
- Elaboração do Curriculum Vitae (CV)
A correcta elaboração do CV é sem dúvidas uma importante porta de chegada aos recrutadores. Quando o contrário se verifica, pouca hipótese terá de chegar a uma entrevista e será eliminado ainda na fase da triagem curricular.
Como importante dica, estruture da melhor forma possível o seu CV, sem erros ortográficos e gramaticais, focando os aspectos essenciais. Garanta que de forma sincera e honesta o seu CV espelha à necessidade da vaga, destaque as palavras-chave que possam atrair a atenção do recrutador, apresente de forma cronológica (do mais recente para o mais antigo) o seu trajecto profissional e académico, e disponibilize os seus contactos telefónicos e de email que possibilitem uma rápida interacção consigo.
Tenha atenção que os pormenores fazem a diferença e venda-se a si mesmo por meio do CV, que é o que fala por si numa primeira instância.
- Candidatar-se a todas as vagas
Submeter candidaturas para todo o tipo de vagas, sem uma auto-análise do enquadramento do seu perfil profissional nas mesmas, mancha a sua imagem junto dos recrutadores. Esta atitude transmite falta de credibilidade e seriedade como profissional, mesmo antes de ser conhecido num contexto de entrevista. Entenda que você não é um “faz tudo” e não tem perfil para todas as vagas. Seja realista, consciente e responsável na forma como se apresenta.
· Candidatar-se a vagas que não se adequam ao seu perfil
Quando um recrutador faz a triagem curricular, ele analisa todos os requisitos descritos no anúncio da vaga. Por isso, quando você se candidata a uma vaga e preenche apenas alguns dos requisitos exigidos, existe uma forte possibilidade ser desclassificado exatamente pelos requisitos que faltam. Falta de um grau académico, não ter bons conhecimentos em línguas e não ter experiência profissional na área, são alguns exemplos do que podem contribuir para que não o chamarem para a entrevista. Se tem consciência que pode ter algumas lacunas, esforça-se para as superar. Outra recomendação é prestar muita atenção às exigências do anúncio. Se ele disser que inglês será um “preferencial” e você não tiver inglês, tudo bem. Agora, se para preencher a vaga for imprescindível ter experiência em logística e você não tiver, concentre-se em outra oportunidade.
- Não anexar o CV e /ou outros documentos solicitados
Obedecer correctamente as instruções dadas relativamente ao modo de proceder para submeter a sua candidatura a uma vaga de emprego é importante, sob pena de pensar que alguma vez fez chegar o seu CV para concorrer àquela tão desejada vaga, enquanto não. Portanto, garanta que anexou devidamente o seu CV ou preencha todos os campos necessários e evite apresentar documentos que não lhe foram solicitados. Não se distraia!
- Desistir logo após a primeira tentativa não bem-sucedida
A falta de persistência pode constituir uma barreira no seu objectivo de busca pelo emprego.
Uma tentativa falhada não deve enfraquecer o seu propósito por uma colocação. Mostre-se resiliente às adversidades e vá atrás dos seus objectivos. Aprimore as suas potencialidades, não desanime e não desista!
Siga as Dicas CONTACT, que será bem-sucedido na sua candidatura.
BOA SORTE E CONTINUE LIGADO.