

Saiba Como Construir o CV Ideal
O mundo torna-se cada vez mais digital, e em épocas onde prevalece o contacto virtual, o Curriculum Vitae é o cartão-de-visita para vários processos, desde o conhecido recrutamento e selecção como na apresentação individual em projectos dentro das instituições.
Manter um CV actualizado, é mostrar dinamismo e actualidade no seu modo de estar. Prepare-se para escrever o seu CV mais do que uma vez e ir sempre actualizando, até se sentir completamente satisfeito e considerar que o seu CV o descreve da forma concreta e positiva.
O mundo digital exige que estejamos atentos e que consigamos adaptar as nossas informações as dinâmicas do mercado:
- Prepare-se para responder aos anúncios online e para ter as entrevistas pela mesma via;
- Pode ser necessário redigir a informação do seu CV na plataforma da empresa em que esta a concorrer para a vaga, tenha paciência e siga todos os passos.
- Prepare a sua imagem digital, actualize as suas contas do LinkedIn e Facebook para serem vistas pelos recrutadores.
- Tenha um email profissional mesmo que alternativo, usar um email que inicia com pimenta666 pode acabar com as chances de atrair atenção do recrutador.
Comece por fazer uma lista de experiências pessoais, educacionais ou de trabalho, incluindo:
- Um apanhado de experiências até à data e de que forma elas poderão ser úteis para eventuais empresas;
- Realizações e benefícios que tenha implementado nas entidades empregadoras;
- Habilitações literárias;
- Formação realizada.
Reserve uma ou duas frases que descrevam sinteticamente qual a posição que pretende alcançar no seu próximo passo de carreira.
Um CV imbatível deve ser criado com a ideia de que a primeira impressão, gera um casamento. É preciso em média 30 segundos para o recrutador fazer uma leitura horizontal do documento e despertar interesse para mais; são nestes 30 segundos que nos vamos focar para fazer deste documento, parte do seu dia-a-dia e o início de uma nova jornada.
Como estruturar o CV
Modelo: Apesar dos modelos tradicionais, o mais eficaz é sem dúvida o cronológico, inicia com a posição actual e vai decrescer ao longo tempo. Deve ser sintético e ter no máximo duas páginas.
Fotografia: Deve ser adequada e com qualidade, fundo neutro e demonstrar profissionalismo.
Dados Pessoais:
Nome, nacionalidade, local de residência, contacto telefónico e e-mail são informações que devem estar bem visíveis e organizadas de preferência na parte superior da primeira página.
Experiência Profissional: Foque no importante para a posição que esta a concorrer, inicie sempre com datas concretas, a empresa e o cargo actual, no entanto, é importante descrever a função, as responsabilidades e procure apresentar resultados concretos que revelem o seu sucesso nesta função.
Assegure-se que não existem intervalos de tempo não explicados ao longo do seu percurso profissional.
Formação: apresentar de forma cronológica as suas acções de formação e destaque as mais importantes. Comece pelo grau académico mais recente, seguido por ordem cronológica decrescente de outras qualificações anteriores.
Poderá registar nesta secção, as acções de formação frequentadas nos últimos anos que possam constituir alguma vantagem em relação à função a que concorre.
Línguas e aptidões extras: A experiência profissional e o conhecimento linguístico tem sido um dos requisitos principais para a contratação, pelo que, é importante apresentar nesta secção os seus conhecimentos com nível de conhecimento em termos orais, verbais e escritos.
Em nenhum momento deve ocultar ou modificar a veracidade dos factos, pois será percebido de imediato na entrevista.
Aborde o seu conhecimento informático e outros de interesse.
Teste o seu CV:Lembre-se que o seu CV pode ter menos de 30 segundos de atenção, depois de ter feito o seu primeiro esboço, teste com alguém de confiança, volte a escrevê-lo já com as mudanças incorporadas. Neste momento deve estar seguro quanto à sua candidatura e já deve ter em mente o que tem para oferecer.
Pormenores que fazem a diferença
Deve
- Destacar as diferentes secções. Para isso poderá utilizar letras maiúsculas, negritos e sublinhados, no entanto, procure que os elementos gráficos que utiliza não prejudiquem a leitura do CV ou mesmo o tratamento electrónico da informação. Deixe “espaços em branco” entre cada item uma vez que facilita a leitura;
- Não use tipos de letra demasiadamente rebuscados. Escolha uma letra simples, clara e legível (Times New Roman, Arial entre 10/12 pontos para texto normal e 14 pontos para títulos);
- Escrever o CV apenas num dos lados da folha. Use tinta preta, margens, papel de qualidade A4, e espaços entre parágrafos. Certifique-se de que o CV tem uma imagem geral concisa, organizada e legível. Se não quiser utilizar papel branco, utilize tonalidade marfim;
- Enviar sempre uma carta de apresentação juntamente com o CV (do mesmo tipo de papel);
- Utilizar um sistema de destaque por pontos sempre que possível;
- Incluir detalhes de publicações ou de apresentações importantes (caso se justifique);
- Utilizar verbos de acção, como por exemplo: alcançar, criar, instigar, negociar. Expresse de forma clara e concisa os objectivos atingidos;
- Verificar cuidadosamente a ortografia, gramática, pontuação ou os erros tipográficos do seu CV;
- Se não for possível enviar um original, tenha particular cuidado com a qualidade da cópia do Curriculum que envia ao potencial empregador.
Não deve
- Utilizar o pronome “Eu”, deve sempre utilizar a 3ª pessoa;
- Utilizar gíria, calão ou palavras abreviadas;
- Incluir detalhes sobre afiliações religiosas ou políticas;
- Incluir o salário no seu CV, guarde esta informação para a entrevista;
- Incluir motivos de despedimento ou detalhes de avaliações;
- Incluir opiniões pessoais sobre a sua função, emprego ou sector de actividade;
- Mentir.